domingo, 15 de maio de 2016

O porquê participar do Devir Social

O principal direito de cidadania é o voto. Ele representa a escolha de um indivíduo fundamentada no seu direito de buscar o melhor para si. Contudo, este direito é dado ao preço do dever de colaborar com as instituições públicas através dos impostos. O que o Devir se pergunta é: esta é a única forma de exercer a cidadania? O que acontece se o indivíduo não for capaz ou não esteja interessado em arcar com a responsabilidade do voto? Ou mais, o que fazer se o indivíduo sentir uma necessidade maior de colaboração com a sociedade?

O Devir propõe desenvolver alternativa: uma nova cultura cidadã. Esta cultura será desenvolvida mostrando as pessoas que pode ser possível tirar apenas alguns dias do mês e exercer um papel cidadão tão importante quanto o voto: a fiscalização. E se isto não existir, pretendemos desenvolver uma forma de fazer acontecer, pois acreditamos que um pequeno esforço de muitas pessoas aplicado através da técnica correta possa gerar um grande impacto em nossa sociedade.

Há ainda o argumento de que a fiscalização deve ser exercida através de instituições públicas, que devem ser sustentadas pelos impostos. Contudo, o Devir entende que existem casos em que o dinheiro não seja capaz de substituir perfeitamente o esforço próprio, e a fiscalização é um desses casos. Afinal, você atribuiria a um completo desconhecido, mesmo que ele tenha o reconhecimento de ser bom naquele serviço e apenas pagando-o devidamente, a tarefa de cuidar de algo muito importante para você? Pior: o pagaria sem ter o interesse se ele está fazendo bem este serviço?

Este foi o cenário do Brasil durante muito tempo, e ainda o é. Não importa se esta situação tenha se configurado pela falta de educação da nossa população, pela cultura “jeitinho brasileiro” de pensar apenas em futebol e praia ou pela política complicada que se instalou no nosso país. Precisamos fazer algo, e este algo é ir além da reclamação ou da reprodução do que é feito e não está funcionando.

Afinal, do que adianta ser honesto, estudar e trabalhar, se o governo cobra muito, faz pouco, e os únicos serviços de qualidade são pagos? E se tudo isto apenas contribuí para a falta de esperança, que faz as pessoas sentirem-se ainda mais desmotivadas em fazer as coisas certas? É nisto que o Devir Social se motiva, e é nisto que ele espera que você se motive para participar deste movimento, tão cultural quanto político, e nos ajude a fazer esta ideia funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário