domingo, 15 de maio de 2016

Visão do Devir Social sobre a corrupção:

O que é a corrupção senão atividades que modificam o modelo humano de maneira prejudicial? Mas, dado um modelo, porque os humanos que nele vivem iriam querer modificá-lo, senão por insatisfação?

O sociólogo Domenico De Masi afirma que a infelicidade está crescendo em nosso mundo, e o Devir Social acredita que aqui no Brasil isto ocorre devido aos modelos mal elaborados de sociedade: modelos que obrigam as pessoas a se corromperem para sustentar sua existência.

Não referimo-nos apenas a corrupção clássica, mas qualquer tipo de corrupção: uma mentira num relacionamento profissional ou amoroso, uma vantagem através da ocultação da verdade, uma atitude que claramente prejudica ao próximo em benefício de si mesmo. Quem nunca fez? Ainda mais no Brasil, aonde tudo está cada vez mais difícil?

Se nosso estilo de vida permite tão facilmente esse tipo de coisa, e se dependemos apenas da nossa consciência para evitar tais façanhas, mesmo sabendo que é tão fácil o próximo nos prejudicar se não levarmos a vantagem primeiro, então é chegada a hora de refletirmos se este é mesmo o estilo de vida que queremos para nós. Se este é o modelo que queremos seguir e reproduzir.

Aqui apresenta-se o Devir Social, um movimento cultural que anseia os primeiros passos para a mudança deste sistema que vivemos através da fiscalização.

Roberto D'avila entrevista Domenico de Masi:
https://www.youtube.com/watch?v=zzLGaJv4tko
www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/delator-diz-que-entre-80-e-90-dos-servidores-da-receita-estadual-sao-corruptos-as6zp0zmxx6e9ytus2lba37dv?utm_source=facebook&utm_medium=midia-social&utm_campaign=midia-social

Nenhum comentário:

Postar um comentário